Apresentação

É frequentemente afirmado que a escola deve formar cidadãos ativos e responsáveis, capazes de tomar decisões fundamentadas sobre questões sociais, científicas e ambientais que emergem nos contextos em que estão, ou venham a estar, inseridos. No entanto, tem-se constatado que os alunos demonstram pouco interesse pelo estudo das Ciências e da Geografia e que esse interesse decresce ao longo da escolaridade. Este facto pode ter a ver, não só com o que se ensina, mas também com o modo como se ensina.

A apresentação do conhecimento da área das Ciências e da Geografia como uma coleção de factos independentes e descontextualizados, sem relação com as vivências quotidianas dos alunos, não evidencia a relevância da aprendizagem de assuntos do âmbito destas disciplinas para o dia-a-dia do cidadão nem para preservação do ambiente. Assim, a questão que se coloca é: como usar a contextualização dos assuntos a ensinar de modo a evidenciar a relevância da sua aprendizagem?

O Encontro sobre Contextualização do Ensino e Relevância da Aprendizagem das Ciências e da Geografia – CERACeG, que se integra no âmbito do Grupo de Investigação Educação em Ciências e para a Sustentabilidade, do Centro de Investigação em Educação, pretende constituir-se como um fórum de divulgação de investigação e de partilha de experiências sobre esta temática.